if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
(Iatajaí - 22/02/20230 O tubarão-azul (Prionace glauca) teve seu risco de extinção avaliado de 14 a 16 de fevereiro, processo conduzido e realizado em Itajaí pelo ICMBio/CEPSUL.
O tubarão-azul é uma espécie oceânica que vive nos mares ao redor do mundo e é altamente migradora. Pode medir até 4 m de comprimento e viver até 20 anos. É pescado, principalmente, pelo espinhel-pelágico por várias frotas industriais, inclusive brasileira.
Entre 14 e 16 de fevereiro a espécie teve seu risco de extinção avaliado por pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Coletivo Nacional de Pesca e Aquicultura, Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, e analistas ambientais e bolsistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do CEPSUL e Coordenação de Avaliação do Risco de Extinção de Espécies da Fauna.
As informações disponíveis para a espécie foram discutidas e avaliadas, considerando os critérios e categorias de risco de extinção utilizando a metodologia da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O resultado desta avaliação ainda passará pela etapa de validação, para definição final de sua categoria.
Imagens: Acervo CEPSUL e TAMAR.