if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
(Itajaí - 30/12/2021) O CEPSUL teve um ano repleto de realizações, apesar do trabalho remoto imposto pelo COVID-19.
O Centro apoiou mais de uma dezena de unidades de conservação, em suas atividades de monitoramento e conservação, sendo promovida a capacitação e articulação de ações para o monitoramento de manguezais e para o monitoramento participativo da pesca e biodiversidade associada. Uma desta UCs apoiadas é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe onde participamos do monitoramento do termo de compromisso da pesca de camarão.
Outra atividade fundamental desenvolvida pela equipe é a geração de subsídios técnicos e científicos à elaboração e avaliação de medidas de conservação da biodiversidade marinha, no âmbito do Programa Monitora/ICMBio.
Durante 2021 foram elaborados mais de 200 pareceres para o SISBIO - Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade, 31 notas/informações técnicas e os pesquisadores do CEPSUL publicaram nove artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Os membros da equipe também participaram, como palestrantes, em 23 eventos, oportunidades em que as pesquisas e atividades de conservação desenvolvidas foram divulgadas para diferentes públicos.
Já a Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha, revista científica mantida e editada pelo Centro, publicou oito artigos e dois documentos técnicos.
As redes sociais atingiram quatro mil seguidores, entre Facebook e Instagram.
A equipe do CEPSUL chega ao final de 2021 com a certeza de dever cumprido e com a esperança de que em 2022, possamos produzir muito mais, contribuindo ainda mais com a conservação da biodiversidade marinha.