if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
(Itajaí - 08/06/2021) No dia 8 de junho, celebramos o Dia Mundial dos Oceanos! A data comemorativa foi criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, sendo celebrada desde então em muitos países. Em 2008, a ONU oficializou a comemoração em seu calendário.
A comemoração foi criada com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a importância dos oceanos para a vida na Terra e para a sociedade humana, prestando-nos inúmeros serviços ecossistêmicos, como sua contribuição para o equilíbrio climático, como sumidouro de carbono e produtor de oxigênio, além de fornecedor de alimentos e matérias-primas. Do mesmo modo, a data coloca em evidência os impactos e ameaças que os oceanos sofrem, como a poluição por resíduos sólidos e químicos, a destruição de hábitats importantes, a sobrepesca e o esgotamento de estoques pesqueiros e da biodiversidade marinha e costeira. Esses benefícios e impactos infelizmente são distribuídos de forma desigual, de modo que as populações vulneráveis geralmente sofrem mais os impactos e não recebem os benefícios das atividades geradoras destes.
No ano de 2021, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é "Oceanos: vida e meios de subsistência". Essa é uma relação fundamental, ligada principalmente à visão dos oceanos como fonte de alimentos, envolvendo principalmente as comunidades e indivíduos que têm suas formas de vida ligadas ao mar e aos ecossistemas costeiros, trabalhando para gerar alimento para as pessoas ao redor do planeta.
A comemoração deste ano tem dupla importância, pois estamos no começo da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021-2030), que pretende impulsionar a cooperação entre as nações para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para melhor atender as necessidades da sociedade, de maneira sustentável e de modo a garantir a continuidade da prestação de serviços ecossistêmicos e meios de vida ligados ao mar.
Texto: Ronaldo Cataldo Costa.