if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
(Itajaí - 19/09/2017) O Analista Ambiental do CEPSUL Harry Boos ministrará na Universidade Regional de Blumenau - FURB, no próximo dia 20, a palestra "Das nascentes da Serra do Itajaí ao mar profundo". A palestra integra a programação da XLI Semana Acadêmica de Biologia.
O evento que acontece de 18 a 21 de setembro de 2017, é organizado pelo Centro Acadêmico de Biologia "Fritz Müller" e comemora os 50 anos do Curso de Ciências Biológicas da FURB. Para marcar a data, egressos do curso, como Harry, foram convidados a expor seus trabalhos de pesquisa.
Na palestra "Das nascentes da Serra do Itajaí ao mar profundo", Boos abordará alguns aspectos da biologia dos crustáceos que tem estudado desde o curso de graduação (Macrobrachium potiuna), mestrado (Aegla jarai e A. muellerii) e doutorado (Chaceon ramosae, Bathynomus giganteus e B. miyarei), além de pesquisas realizadas no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL (Charybdis hellerii, Uca spp., entre outros). Na palestra ele "percorre" a Bacia do Itajaí-Açú desde as nascentes até sua foz. Já no ambiente marinho, vai do litoral até as regiões profundas do oceano adjacente à costa catarinense.
A logomarca do evento, desenvolvida pela acadêmica Morgana Montibeler, homenageia as contribuições de alguns egressos do curso: André Luís de Gasper, que descreveu um novo gênero de Samambaias (Neoblechnum); Harry Boos, que colaborou na descrição do crustáceo Aegla muelleri; Luís Adriano Funez, que descreveu uma nova espécie de angiosperma da família Campanulaceae (Siphocampylus baccae) e o egresso Rafael Carlo Francisco que ajudou a descrever uma nova espécie de aracnídeo da família Mecicobothriidae (Mecicobothrium baccai). As duas últimas espécies citadas tem seu nome em homenagem a outro egresso da FURB, o ex-professor Lauro Eduardo Bacca.
Mais informações: https://sites.google.com/site/sabfurb/sobre.