if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Saída de campo a bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura foi uma das atividades do projeto da UNESCO de "Educação em Mudança Climática para o Desenvolvimento Sustentável".
O curso, iniciativa inédita em todo o Brasil, foi realizado em Itajaí, sendo oferecido a professores, coordenadores pedagógicos e gestores de Educação das cidades de Itajaí, Ilhota, Luis Alves e Navegantes. A escolha destas cidades não foi por acaso. As mesmas sofreram grandes impactos com as chuvas e enchentes de 2008 e 2011.
Foram capacitados 100 professores da rede pública das séries finais do ensino fundamental, das disciplinas Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além de gestores pedagógicos e profissionais da Secretaria Municipal de Educação. A ideia é que o curso, com carga horária de 40 horas, fosse multidisciplinar e transversal, permeando todas as instâncias da escola.
O objetivo do projeto foi de colaborar para uma consciência relativa aos impactos das ações individuais, comunitárias, nacionais e regionais nas mudanças climáticas.
O curso teve por característica o dinamismo e a interatividade; prevendo atividades em grupo e visitas de campo. No dia 23/09/2014, suas quatro turmas visitaram o Porto de Itajaí, o projeto de recuperação da vegetação do Morro da Cruz, duas comunidades de alto risco e conheceram as águas do Rio Itajaí a bordo do nosso Navio de Pesquisa Soloncy Moura.
A ação no CEPSUL contou com a participação de professores da UNIVALI que abordaram alguns aspectos das mudanças climáticas nas águas marinhas e continentais como a acidificação dos mares e mudanças de temperatura. À bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura foram realizados testes de salinidade, oxigênio dissolvido e temperatura da água em dois pontos distintos: na boca da barra que sofre a entrada da água do mar e em outro ponto mais afastado no rio. Nestes dois pontos, os dados foram obtidos na linha d´água próxima à superfície e no fundo.
Já em terra, os alunos analisaram os dados obtidos e avaliaram a saída de campo como muito positiva.