if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Foi realizada de 04 a 08 de agosto de 2014, em Arraial D'Ajuda (BA), a Oficina Nacional de Consolidação do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN CORAIS).
O evento, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, em parceria com o Projeto Coral Vivo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes de diferentes órgãos governamentais, organizações não governamentais e universidades, totalizando 23 participantes.
O objetivo da oficina foi consolidar, de forma participativa com o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) formado a partir da Oficina de Elaboração do PAN CORAIS, a matriz de planejamento deste Plano de Ação. Nesta oficina as ações foram consolidadas a fim de que, a partir de um processo de monitoramento eficaz, proporcionassem a melhoria da conservação dos ambientes coralíneos e das espécies foco e beneficiadas, estabelecendo compromissos para sua implantação até fim de 2019. Além disso, também foi elaborada a matriz de metas e indicadores do Plano, para seu acompanhamento pelo GAT.
O PAN CORAIS tem como Objetivo Geral: "Melhorar o estado de conservação dos ambientes coralíneos por meio da redução dos impactos antrópicos, ampliação da proteção e do conhecimento, com a promoção do uso sustentável e da justiça socioambiental".
Para que seja alcançado este objetivo, ao final da oficina foram consolidadas 147 ações distribuídas em dez objetivos específicos.
Este plano de ação está sob a coordenação geral da Analista Ambiental, Dra. Roberta Aguiar Santos, coordenadora do CEPSUL, e coordenação executiva do Dr. Clovis Barreira e Castro, do Museu Nacional do Rio de Janeiro – Projeto Coral Vivo. Estes coordenadores e mais 19 representantes de instituições diversas, compõem o Grupo de Assessoramento Técnico que será responsável pelo monitoramento da execução das ações propostas.